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Circo da Lama

"Se ele for para a Suiça, não lhe guardo as vacas", David Queiroz, pai de António, vencedor da Casa dos Segredos

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Circo da Lama

14
Dez09

A minha vida dava um dicionário de autores americanos mas eu sempre quis ser um curso prático de alemão

Bruno Vieira Amaral

Nasci Francisco da Cunha Ribeiro. Por descuido da funcionária do registo fiquei Alcott, Louisa May (1832 – 1888). Nome terrível e premonitório. Ainda não tinha dez anos quando beijei Bellow, Saul (1915 – 2005) sobretudo devido à sua “combination of cultural sophistication and the wisdom of the streets that constitutes his greatest originality”. Gostei do beijo mas ainda mais de roubar o lanche a Chandler, Raymond (1888 – 1959) só porque ele nascera em Chicago e eu não gostava de pessoas dessa cidade. “Vais morrer em La Jolla, a 26 de Março de 1959” disse-lhe.

 

Então, a minha vida mudou. Aos 16 anos comecei a escrever a peça que me iria tornar famoso “Die Frau ist gut, das Haus ist alt”. Assistiram à estreia nomes como Wharton, Edith (1862-1937), Whitman, Walt (1819 – 1892) e Irving, Washington (1783 – 1859). Os convites eram só para os apelidos W mas Washington fez o choradinho e também entrou. Faulkner, William (1897 – 1962) enviou Sutpen, Thomas (1807 – 1889), que tinha o dom de se fazer convidado sem que lhe pedissem satisfações.

 

“Der Vater und der Sohn”, a minha estreia cinematográfica, foi muito mal recebido pela crítica. Para isso contribuiu o facto de ser um plágio descarado de “Morte de um caixeiro-viajante”. Miller, Arthur (1915 – 2005, há uma teoria segundo a qual Bellow, Saul e Miller, Arthur eram a mesma pessoa, embora Marilyn Monroe só tenha dormido com o primeiro e com o apelido do segundo) enviou-me um sms onde me ameaçava com um processo. Em resposta perguntei-lhe se ele ainda se lembrava da posição preferida de Marilyn. Miller, Arthur enviou-me por EMS um exemplar de Opus Pistorum de Miller, Henry (1891 – 1980, há uma teoria segundo a qual Miller, Arthur e Miller, Henry eram a mesma pessoa, o que foi sempre negado por ambos a horas e em sítios diferentes) com o marcador na página…

 

”Der Knabe, die Knaben” foi a obra que significou a minha emancipação artística. Capote, Truman (1924 – 1984), “whose early writing extended the Southern gothic tradition”, pediu-me um beijo dizendo que não era menos do que Bellow, Saul. Como recusei o ósculo, Capote, Truman acusou-me de ser um “selfish name-dropper” ao que respondi com o melhor sotaque sulista de que um português bêbado é capaz: “So what?” Nunca mais nos vimos.

 

Aclamado pela crítica e pelo público decidi especializar-me em palavras e expressões alemãs que apareciam muitas vezes em livros eruditos sem a respectiva tradução. Aquelas palavras e expressões que o tradutor não traduz porque confia na cultura do leitor: sturm und drang, aufklarung, blitzkrieg, blut und boden, ersatz, lebensraum, anschluss. Várias vezes discuti alguns destes conceitos ignorando por completo o seu significado, partindo do princípio intuitivo que teriam a ver com invasões, extermínios e outros passatempos habituais do povo alemão. A minha segunda mulher era alemã e lembro-me que a conquistei (tanto quanto é possível conquistar uma parte da Alemanha) sabendo um sumaríssimo alemão. Soprei-lhe ao ouvido o onze inicial do Bayer Leverkusen no célebre jogo do 4-4 e antes de chegar à linha avançada já ela ia no terceiro orgasmo. FYI: Dirk Heinen, Ioan Angelo Lupescu, Christian Wörns, Markus Happe, Ralf Becker, Bernd Schuster, Franco Foda, Pavel Hapal, Mario Tolkmitt, Andreas Thom, Ulf Kirsten.

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