Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Circo da Lama

"Se ele for para a Suiça, não lhe guardo as vacas", David Queiroz, pai de António, vencedor da Casa dos Segredos

"Se ele for para a Suiça, não lhe guardo as vacas", David Queiroz, pai de António, vencedor da Casa dos Segredos

Circo da Lama

28
Fev09

Ocultar

Bruno Vieira Amaral

 

Quando vemos Pagos a Dobrar temos a sensação de já o ter visto muitas vezes. É uma definição correcta de clássico. Filme noir por excelência, foi imitado por contemporâneos, desconstruído por pós-modernos e resistiu a tudo, até à nossa consciência cinéfila. Há a loira fatal que seduz um homem para uma teia que culmina em homicídio e em tragédia. No final, quase não sobram personagens para contar a história. O anti-herói confessa a sua culpa, mas morre (o realizador Billy Wilder filmou um final com a execução na cadeira eléctrica mas que não foi utilizado). O sexo é sugerido. É o espectador que completa as cenas através da imaginação. O tesão está nos diálogos:
 
Phyllis: Mr. Neff, why don't you drop by tomorrow evening about eight-thirty. He'll be in then.
Walter Neff: Who?
Phyllis: My husband. You were anxious to talk to him weren't you?
Walter Neff: Yeah, I was, but I'm sort of getting over the idea, if you know what I mean.
Phyllis: There's a speed limit in this state, Mr. Neff. Forty-five miles an hour.
Walter Neff: How fast was I going, officer?
Phyllis: I'd say around ninety.
Walter Neff: Suppose you get down off your motorcycle and give me a ticket.
Phyllis: Suppose I let you off with a warning this time.
Walter Neff: Suppose it doesn't take.
Phyllis: Suppose I have to whack you over the knuckles.
Walter Neff: Suppose I bust out crying and put my head on your shoulder.
Phyllis: Suppose you try putting it on my husband's shoulder.
Walter Neff: That tears it.
 
Walter Neff: The insurance ran out on the 15th. I'd hate to think of your having a smashed fender or something while you're not, uh, fully covered. (com Barbara Stanwyck semi-vestida).
 
Dizia Borges, numa frase que os inimigos e os ignorantes não lhe perdoaram, que a censura é a mãe da metáfora. Pagos a Dobrar é uma obra nascida no ventre do Código Hays e isso transparece no enredo, no desenlace e na forma como tudo é filmado. A última cena entre Walter e Phyllis é uma aula de iluminação a preto e branco. Condicionados pelo que podiam mostrar, realizadores, argumentistas e directores de fotografia eram mestres na arte de sugerir, ourives de palavras, ângulos e luzes. Pagos a Dobrar começa com uma confissão mas nunca se despe (nem podia). É esse o encanto dos clássicos.

 

Seguir

Contactos

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D